Falar bem é fácil (Artigo Revide)

Matéria sobre Eunice Mendes publicada na Revista Revide VIP em 26/08/2013. por Fernando Belezine

Por conta de toda essa experiência, conciliada com as aulas de oratória, a ribeirão-pretana de 62 anos sentiu que poderia ajudar os demais

Atualmente ela vive em São Paulo, mas o coração pertence à terra natal, Ribeirão Preto. Eunice Mendes do Nascimento, que morou na Vila Tibério até os 22 anos, é atriz e atuou na TV; hoje trabalha como consultora empresária na área de técnicas de comunicação para falar em público.

Por conta de toda essa experiência, conciliada com as aulas de oratória, a ribeirão-pretana de 62 anos sentiu que poderia ajudar os demais. Foi quando convidou dois profissionais para ajudarem na missão de escrever um livro. Assim nasceu a obra ‘Falar Bem é Fácil: um Superguia para uma Comunicação de Sucesso’, escrito em parceria com a professora de comunicação e expressão Lena Almeida e o jornalista Marco Polo Henriques.

Em um trabalho que levou dois anos, entre pesquisa e escrita, Eunice conta que o livro pode ajudar qualquer pessoa, independente da profissão. “Qualquer pessoa que queira desenvolver suas habilidades de comunicação e expressão verbal e não verbal irá encontrar subsídios para enfrentar seus medos, a melhor forma de administrá-los e os caminhos técnicos para se se sentir mais seguro e autoconfiante”, explica.

A escritora afirma que sempre gostou de escrever e que a parceria com os amigos acabou gerando bons frutos. Escrito a seis mãos, os capítulos da obra foram divididos naturalmente, conforme sua profissão e experiência. “Dá muita alegria perceber que as pessoas se beneficiam daquilo que escrevemos”, afirma.

Além desta obra, Eunice ainda possui mais dois títulos publicados, ‘Falar em público – Prazer ou Ameaça’ e ‘Comunicação sem medo’, ambos sobre oratória. Este último, a escritora fez com a coautoria do amigo ribeiraopretano Luiz Augusto Costacurta Junqueira.

A família de Eunice ainda vive na Vila Tibério, bairro que a escritora e atriz sempre visita quando retorna à cidade. Quando questionada sobre levar o nome da cidade aos leitores, Eunice é simplista e direta. “É uma responsabilidade muito grande. Eu tenho orgulho de ser ribeirão-pretana”.