02 abr

Mágoas e medos

Superando barreiras que impedem a comunicação

Todos sentem um frio na barriga quando tem que falar em público. Mas é possível superar este medo. Descubra como neste vídeo.

Texto integral do vídeo

Nós vamos falar um pouquinho sobre o medo. Eu já trabalho há muito tempo com a área mas ainda sinto esse friozinho na barriga e imagino que todos ainda sintam isso.

Eunice, em relação a este problema, o que você poderia falar para todos nós?

O medo é de não termos os instrumentos necessários para nós nos conectarmos com a nossa platéia. Então, se eu tenho esses medos, de onde eles veem? Eles muitas vezes veem lá de nosso passado.

Dizem que há 3 grandes barreiras na vida: as mágoas, os medos e a auto percepção negativa.

As mágoas são “más águas”, águas paradas, águas podres. São todos os nossos ressentimentos, sentimentos que voltam lá do nosso passado. Se eu tenho esses ressentimentos isso faz com que eu tenha muito medo, e o medo me paralisa. O medo faz com que eu aja aquém das minhas potencialidades.

E se eu tenho tudo isso e se além de tudo isso se eu sou negativa, se eu tenho uma auto percepção negativa, auto estima negativa, auto imagem negativa, está pronto o caldeirão destruidor.

Então o que nós precisamos muitas vezes é revisitar o nosso passado para podermos perceber: houve algum trauma lá nesse passado?

Alguém disse por exemplo que eu só servia para os bastidores? Alguém disse para mim que eu era uma pessoa que nunca teria sucesso na vida porque eu era muito tímida? Alguém disse que minha voz era horrível? Houve alguém lá no passado que disse que eu nunca poderia falar em público e que eu tinha um jeito muito esquisito?

Estes fatos podem minar a nossa resistência e a nossa coragem. E é preciso ter muita força para revisitar tudo isso, para que o medo não fique tão forte, para que a auto imagem e auto estima fiquem mais positivas e eu possa traçar um plano de ação comportamental para administrar esses medos.

O medo pode ser um terrível veneno, o medo pode nos matar.

Ou seja Eunice, resumindo, para quem nos vê, praticar, praticar, avaliar as críticas e com isso reduzir gradualmente os medos de falar em público.

Ok pessoal este foi o nosso primeiro episódio, até a próxima. Um grande abraço.

Comments are closed.