03 abr

Medo de falar em público

Ganhando confiança em si mesmo

Confiança. Diversas pessoas compartilham as dificuldades para falar em público, e a lição fica: quem se comunica bem ganha muita confiança para a vida.

Texto integral do vídeo

Eu tenho medo também de falar em público quando estou no teatro, eu fiz teatro. Ver aquele monte de gente na minha frente, me deixa bastante envergonhado e com um pouco de medo.

Nós nunca temos certezas… os medos acho que vem das incertezas que nós temos.

Eu tenho vergonha de falar de frente a câmera.

Que eu não tenho cultura nenhuma… eu me sinto um pouco meio acanhado porque minha cultura é pouca.

Eu não tenho vergonha de nada. Eu acho que o que me dá mais vergonha é falta de educação dos outros. O resto não, e acho que isso só tem me ajudado a passar mais segurança pras pessoas.

Acho que medo de se expor, ou de errar, ou de falar errado, alguma coisa do gênero.

Ah, eu não posso dizer, eu trabalho com vendas, não posso ter medo de me expor.

Esse momento é um momento complicado, porque você passa na rua, uma pessoa te aborda, você não sabe o que a pessoa quer saber, e aí você fica apreensiva, o que eu vou dizer, como eu vou dizer, qual o objetivo da pergunta. As outras pessoas olhando, isso sim é uma coisa que me deixa com bastante vergonha.

Eu falo em público, eu dou aula na universidade. Então falando em público eu não tenho dificuldade de conversar com as pessoas. Mas quando me fazem uma agressão, eu fico sem fala, paralisada mesmo.

O que você acha que as pessoas ganham quando se comunicam bem?
Olha, confiança. Confiança.

Olá, tudo bem com vocês? Tudo em ordem? Eunice, tudo bem com você?

Eunice, um dos maiores obstáculos para quem precisa se apresentar em público é o medo de se apresentar. Eu já faço isso há algum tempo, mas ainda sinto aquele friozinho na barriga. E muita gente provavelmente sofre com isso.

Que orientações você poderia passar para quem nos assiste em relação a esse medo, como trabalhar esse medo para se apresentar em público?

Mesmo conhecendo o seu tema, a sua mensagem, o que é que você sente quando você precisa se apresentar?

Você sente as mãos suadas, você sente taquicardia, você sente vontade de sair correndo?

Pode acreditar, você é absolutamente normal. Este medo é o medo de nós nos apresentarmos porque você está numa vitrine. E quando você está numa vitrine você pode ter aquela sensação de angústia porque todo mundo olha pra você.

Mas nós podemos administrar esses medos, nós podemos aprender no dia a dia que quanto mais eu me exercitar, quanto mais eu falar em público, mais e mais eu saberei lidar com esta angústia interna.

O nosso medo não é de falar em público, o nosso medo é de nós sermos rejeitados, o nosso medo é o de nós não sermos amados, o nosso medo é o de nós não sermos aceitos.

Por isso, mesmo conhecendo muito bem o tema nós precisamos treinar a nossa apresentação para nós podermos dar muito bem conta do recado.

Ou seja Eunice, todos devem praticar, praticar, praticar, e perceber que Falar Bem é Fácil.

Obrigado e até a próxima.

Comments are closed.