06 abr

Organizar uma apresentação

Planejar, comunicar e avaliar

Para fazer apresentações eficientes de forma consistente, é preciso desenvolver habilidades de planejamento, comunicação e avaliação de resultados. Confira no vídeo.

Texto integral do vídeo

Olá, tudo bem? Neste episódio, nós vamos discutir como organizar uma apresentação.

Eunice, quais seriam os caminhos, quais seriam os pontos mais importantes pra quem pretende organizar uma apresentação, seja ela pequena ou grande?

Você pode utilizar-se de 3 caminhos:
Você pode utilizar o caminho do planejamento, o caminho da comunicação e o caminho da avaliação.

Sigla PCA.

No caminho do planejamento, você precisa responder às clássicas perguntas: sobre o que eu vou falar? Pra quem eu vou falar? Quanto tempo eu vou falar? Onde eu vou falar? Como eu vou falar? Que recursos eu irei utilizar para poder trazer esta mensagem para esta platéia?

Depois, na hora da comunicação: como estão as minhas técnicas quanto à comunicação oral? Eu tenho muitos vícios de linguagem? Eu falo muito “né”, “tá”, “ok”, “tipo assim”, “percebeu”, “entendeu”? Eu tenho muitas pausas sonoras, o “ahnn”, “é…”, “ihhhh”. Como é que eu falo? Essas pausas sonoras, elas se tornam obstáculos na nossa comunicação, elas impedem uma comunicação mais fluente.

E as técnicas de comunicação não-verbal? As técnicas quanto a linguagem corporal? Eu tenho uma boa postura? Eu consigo olhar bem pras pessoas? Eu consigo não fixar só me fixando em uma pessoa só? Eu conheço o meu corpo? Como é que eu me vejo? Como é que eu me sinto quanto a este corpo? Se eu conheço este bem este corpo, se eu me conheço bem, eu consigo traduzir melhor os meus gestos de um jeito muito mais eficaz.

Eu preciso conhecer estas técnicas de comunicação oral, eu preciso conhecer estas técnicas de comunicação não-verbal, para poder aplicar estas técnicas de comunicação no meu cotidiano.

E por último, quanto à avaliação: eu percebo como as pessoas reagem à minha comunicação? Se eu vou fazer uma palestra eu procuro ouvir o que as pessoas falam no final da palestra, pra poder saber se eu trouxe aquilo que eles esperavam? Se as expectativas deles foram superadas? Se eu consegui interação com o grupo?

Esta sigla PCA tem como objetivo fundamental poder trazer uma mensagem que faça sentido para a platéia. Maior competência possível, e maior afeto possível.

Eunice, para fixar bem, P-C-A.

  • P – Planejar.
  • C – Comunicar
  • A – Avaliar

Ok, pessoal, mais uma vez obrigado, continuem com o nosso projeto Falar Bem É Fácil e até a próxima.

Comments are closed.